sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mandamentos

Os Mandamentos I-III (Ex 20,1-19; Dt 5,6-21)

“... O SENHOR NOSSO DEUS É O ÚNICO SENHOR. PORTANTO, VOCÊ DEVE AMAR O SENHOR SEU DEUS, DE TODO O SEU CORAÇÃO, DE TODA A ALMA E COM TODAS AS FORÇAS”. (Dt 6,4-5)

O 1º. Mandamento nos ensina a amar a Deus sobre todas as coisas. Vamos amar a Deus porque Ele é bom; porque nos criou e nos ama e porque está sempre conosco. O amor a Deus é verdadeiro. É o amor verdadeiro que devemos ter com nossos irmãos. Afinal, como podemos amar a Deus que não vemos, se não amamos as pessoas que vemos?
As pessoas que não amam a Deus usam o Nome de Deus para justificar a sua preguiça ou as suas maldades. Dizem: “É Deus que quer assim” e deixam tudo do jeito que está: um mundo cheio de tristeza e de miséria. Deus não quer as coisas ruins. É isto que nos ensina o 2º Mandamento.
Qual é ele, mesmo?
“Não falar seu Santo Nome em vão”.
Deus é o Deus da Vida. Ele só quer que façamos coisas boas. Os hebreus chamaram a Deus de “Javé”. O nome é muito importante para as pessoas. O nome dá identidade e abre o relacionamento com os outros, com as coisas criadas, com a natureza e com os animais. Deus defende a Vida do povo. Quando alguém prejudica a Vida e continua falando de Deus, está dizendo o nome de Deus em vão, isto é, à toa.
Este Mandamento completa o primeiro e lhe dá a maior força. Deus é Santo. Seu nome merece respeito. As pessoas, as coisas criadas e os lugares consagrados a Deus também merecem respeito.
O 3º Mandamento, santificar as festas, é a observância do sétimo dia, dia de descanso, ou dia de sábado. Sábado quer dizer “sétimo dia”. Nós costumamos falar em “santificar os domingos e os dias de guarda”. O texto da Bíblia diz “Lembre-se do dia de sábado para santificá-lo...” Qual o sentido deste Mandamento? Será que é só uma questão de não trabalhar, de ir à Igreja e mais nada?
Não. O que Deus quer dizer é que precisamos reservar um tempo para refletir mais, para nos aproximar mais de Deus pela oração, pela Missa e pela prática do bem.
Assim, domingos e dias santos devem servir para a oração e para o lazer, para a vida em família e para a vida em comunidade. Santificar as festas e os domingos não é só participar da missa. A missa é importante para aumentar o nosso amor a Deus. Mas é importante reconhecer que o nosso compromisso com Deus é realizado aqui na terra através do nosso amor, do carinho e da solidariedade para com todas as pessoas.

SOMOS FELIZES QUANDO AMAMOS A DEUS.

ATIVIDADES
1) – Você pode mostrar o seu amor a Deus, amando os seus irmãos. Como você pode fazer isto?
2) – Deus está sempre junto com a gente. Você já sentiu isto? Conte a sua experiência:
VAMOS REZAR
O “Pai Nosso” é também chamado de oração Dominical (oração do Senhor). Nessa oração, nos ensina a amar a Deus Pai e aos irmãos. Rezemos o “Pai-Nosso” de mãos dadas.
MEU COMPROMISSO
A partir de hoje, desejo participar da Missa ou da Celebração da Palavra, todos os domingos, e quero ir junto com a minha família.

Atividades: 
1) Escreva os dez mandamentos:



















Os Mandamentos IV-X (Mt 19,18-19)

IV - Honrar Pai e Mãe
- Respeito aos pais
- Obediência
- Diálogo

Na primeira parte da vida nós nos perguntamos qual o sentido daquilo que a gente fez, o que a gente é. Na segunda parte da vida nos temos à sabedoria. Na primeira parte nos devemos nos orientar pelos mais velhos porque eles têm a sabedoria e a experiência.

5 - Não matar 
Só Deus tem o direito de tirar a vida
- Aborto
- Eutanásia
- Suicídio
- Homicídio

6 - Não pecar contra a castidade
Integração correta da sexualidade na pessoa
- Namoro
- Se manter puro (corpo e alma)
- Relacionamento superficial dos jovens

Pensamento: Sempre que uma pessoa procura um prazer a curto prazo, vai ter um sofrimento a longo prazo.

7 - Não roubar
- Apropriar-se do que não é seu
- Roubar a paz

8 - Não levantar falso testemunho
- Matar com a língua.
- Desmoralizar
- Ter misericórdia com o próximo
Quando falar, falar com a pessoa certa, pedir a orientação do Espírito Santo.
Jesus disse: Não é o que entra pela boca que causa mal e sim o que sai da boca.

9 - Não desejar a mulher do próximo
- Respeito ao compromisso assumido pelos outros
- Matrimônio
- A importância da família

10 - Não cobiçar as coisas alheias
- Sermão da Montanha - Mt. 5, 1 - 12
"O SER tem que estar acima do TER"

Quando Jesus morreu na cruz Ele realizou a salvação. Na hora de sua morte, o sacrifício de Cristo se torna a fonte de onde brotará o perdão dos pecados portanto, para todo pecado existe perdão, apenas um único é imperdoável: é você morrer sem acreditar em Deus, é o pecado contra o Espírito Santo, é o pecado da pessoa que não aceita o amor de Deus e o seu perdão.
Deus é amor, misericórdia. Temos a certeza do amor de Deus.
PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO 
Lc. 15, 11 – 3

Atividade:









Lembrancinha: 

Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes sociais

Seguidores

AddThis Smart Layers