DINÂMICAS – VOLUME Bíblia
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Atenção : Essas dinâmicas são as mesmas que estão na apostila Catequese e Bíblia
FRASES EM
QUEBRA-CABEÇA
a) Bíblia, história de um povo vivida e escrita em mutirão.
b) Bíblia é a história de um povo que encontrou Deus e como
Deus conduziu o seu povo.
c) A Bíblia é uma espécie de Biblioteca. Contém 73 livros
diferentes.
d) A Bíblia está em função da vida.
e) O fio condutor da Bíblia é a Aliança: pacto de amor entre
Deus e seu povo.
f) A Bíblia é a palavra que nos faz olhar a realidade,
escutar o clamor do povo, arder o coração para amar a Deus e ao próximo.
(A) - Escrever as frases em faixas e transformá-las em um
quebra-cabeça.
- Dar a cada grupo um envelope com o quebra-cabeça.
- Fazer o grupo montar a frase, discuti-la e apresentá-la a
todos os participantes.
(B) - Usar uma frase única, por exemplo a 1ª colocada acima.
- Escrever várias vezes a mesma frase.
- Ao recortá-la em pedaços, estes devem ser misturados, pelo
menos um pedaço, e colocados em um envelope.
- Cada grupo tenta montar o quebra-cabeça, mas vai encontrar
dificuldade. Estas serão solucionadas quando o grupo perceber que parte de sua
frase está com outro grupo.
- A discussão precisa estar voltada ao que diz a frase e às
dificuldades encontradas na montagem.
DOMINÓ BÍBLICO
Peça principal: Bíblia. Outras: Novo Testamento, Antigo Testamento,
Aliança, 46 livros, 27 livros, 73 livros, Biblioteca, povo, Deus, comunicação,
Palavra de Deus, versículo, capítulo, Gênesis, apocalipse, Evangelhos,
Palestina, Jesus, juizes, profetas, parábolas...
- Distribuir as palavras, uma ou
duas por pessoa.
- Possibilitar que cada pessoa
forme uma frase com a Palavra recebida relacionando-a com a Bíblia.
- Após, motivar para juntar as
palavras recebidas formando frases assim: A Bíblia é a comunicação de Deus para
com seu povo.
- Estas frases serão repetidas ou
escritas em um papelógrafo ou quadro.
- Colocar no chão a palavra
BÍBLIA e convidar o grupo a formar um dominó. Uma palavra precisa estar
relacionada a outra e dizer o porquê.
Ex.: O que tem a ver Deus com Bíblia? Aliança com Deus? Antigo
Testamento com Aliança?
FIGURAS - SÍMBOLOS
- Distribuir figuras ou desenhos
e através deles cada participante responderá: O que é a Bíblia? Posso
compará-la...
Ex.: A Bíblia é o sal que dá sabor e sentido à vida.
- A Bíblia é como fogo que ilumina,
abrasa, dá calor, purifica e transforma a vida.
- A Bíblia é como uma bicicleta:
a roda da frente é a realidade da vida, a Bíblia é a roda de trás que move a
nossa fé.
Todos precisam estar em sintonia
com as duas para caminhar na vida e continuar a história da salvação e assim
construir a felicidade.
DESENHOS SIMBÓLICOS
Usar
cartões com desenhos simbólicos para uma maior compreensão do que é a Bíblia.
Ex.: lâmpada, água, pão, mapa,
álbum de fotografias, martelo, mel, presente, chuva, coco, fogo, semente,...
REPRESENTAR
PERSONAGEM
Representar personagens que
compõem o povo de Deus e sua história: Abraão
e Sara (Gn 12, 1-9), Moisés (Ex
3, 1-10), Josué (Js 1, 1-9), Débora (Jz 4, 1-10), Davi (1Sm 16, 1-13), Jeremias (Jr 1, 4-19), Amós (Am 3, 3-12), João Batista (Lc 3, 1-20), Maria
(Lc 1, 39-56), Jesus (Lc 24,
13-35), Paulo (At 9, 20-30).
CAÇA OBJETOS
Material:
Bíblia, chave bíblica, apito, placar
para anotar pontos
Selecione objetos fáceis de
encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica,
escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO)
/ Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)
Divida a turma em times. Faça uma
fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto,
até que todos tenham chance de participar. Leia o versículo dando ênfase à
palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que
retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que
conseguirem o objeto até um determinado tempo. Use um apito para avisar que o
objeto já foi achado ou que o tempo terminou.
MEMORIZAÇÃO DE
VERSÍCULOS.
Explique o significado do versículo.
Certifique-se
de que os catequizandos entendem o significado de todas as palavras,
principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam
ou desenvolvam conceitos errados.
Ajude-os a
procurar o versículo em suas próprias Bíblias.
Ajude-os a
fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a
palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto
acontece porque a empresa associou o seu emblema...). Associações com
imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações dos catequizandos).
Mescle o
verso com todos os aspectos da história/lição/encontro.
Prepare-se
como catequista: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque em
local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)
Parabenize
através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece
com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao catequizando - seja
cumprimentos, certificados, troféus, prêmios...
Descubra o
que motiva cada um a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a
guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo
de recompensa palpável.
Para guardar
a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso em
sí.
Para todas as
idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja
criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões
ajudam a guardar o que aprenderam e a tornar o verso parte de suas vidas.
Seja
seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar
memorizar muitos versos e não consegui-lo bem.
Não despreze,
não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que aprendem
mais devagar.
Mande o verso
para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança mesma
tenha feito. Seja criativo! A chave para ensinar a decorar versículos na
catequese está na palavras
VARIAÇÕES
Jogo do Eco
O catequista diz o verso; a turma
toda ecoa.
O catequista então deve dizer
alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas,
cabelos castanhos - assim ao dizer o verso, somente Os catequizandos que têm a
característica mencionada devem ecoar o versículo.
Com Bola
Forme um círculo com os
catequizandos e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do catequista,
devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de
cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).
Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em
um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo
esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para
dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte
do versículo daquele dia.
Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso
com alguns erros e perguntar Os catequizandos "Acertei?". Os
catequizandos o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e
erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare
antes que Os catequizandos enjoem da brincadeira.
Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o
versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a
mão no joelho; fazendo caretas; etc..
Casas numeradas
Desenhe com giz, uma
"casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os
números se repitam. Toque uma música e enquanto isso os catequizandos devem
passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter
mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você
pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e
Os catequizandos que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem
falar o versículo.
Apague uma
palavra
Escreva o versículo todo no
quadro. Leia com os catequizandos o versículo todo. Apague uma palavra, leia
novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que venham ao
quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a
dificuldade do verso.
Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no
quadro. Leia o versículo todo. Peça que escolham uma letra e apague-a de todas
as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que
embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.
BINGO DE JESUS
Material: papel, canetas, grãos de feijão ou milho.
Faça diversas
cartelas de Bingo com papel e caneta: cada cartela deve ter 5 respostas,
procure misturar bem, não fazendo 2 cartelas iguais.
Escreva as
perguntas em tiras de papel, coloque-as num saco, e vá sorteando uma a uma.
Leia cada
pergunta em voz alta. Quem encontrar a resposta em suas cartelas deve marcar,
colocando um grão de milho sobre a resposta.
A criança que
primeiro marcar as 5 respostas deve gritar "Bingo de Jesus".
Confira também em voz alta as perguntas e respostas,
para ver se a criança marcou as respostas corretas e também para que as demais
confiram suas próprias cartelas. Dê um prêmio (presentinho, cartão, bala,
etc..) ao vencedor. Você pode continuar sem que desmarquem as cartelas, até ter
o segundo e terceiro colocados.
Perguntas e respostas:
Pecado é... Desobediência a Deus
Nome do pai adotivo de Jesus... José
Cidade onde Jesus nasceu... Belém
Quando pecamos ofendemos a ...Deus
Nome da Mãe de Jesus... Maria
Principal coisa que Jesus
ensinou... Amar a Deus a ao próximo
Desenho que simboliza o amor de
Deus... Cruz
Anjo que avisou Maria do
nascimento de Jesus... Gabriel
Pessoas que vieram do Oriente
para visitar Jesus... Reis Magos
Pessoa que Deus prometeu enviar
ao mundo... Jesus Cristo
Saudação do anjo à Maria... Salve cheia de graça!
Quantos anos Jesus tinha quando
ficou no Templo... 12 anos
Jesus é o .... do mundo. Salvador
Nome do Pai de Maria... Joaquim
Cidade onde Jesus morou na
infância... Nazaré da Galiléia
Deus está sempre pronto para
nos... Perdoar
Nome da Mãe de Maria... Ana
Mãe de João Batista... Isabel
O que Jesus é de Deus... Filho
Resposta de Maria a Deus... Eis aqui a serva do Senhor!
Pai de João Batista... Zacarias
Qual o grau de parentesco entre
Isabel e Maria... Primas
Ser profeta é... Evangelizar
Jesus nasceu numa... Manjedoura
Quem batizou Jesus... João Batista
O Espírito Santo desceu sobre
Jesus na forma de... Pomba
Onde João Batista batizava o
povo... Rio Jordão
Diz a Bíblia que Jesus crescia
em... Sabedoria e graça
O que Jesus tem para cada um de
nós... A salvação
DESVENDE O ENIGMA!
Cada grupo recebe uma folha com
uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente,
ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num
tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta
tarefa.
(Depende a tradução/versão de sua Bíblia. A Bíblia usada ao compor as
pistas abaixo, foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida).
A frase a ser encontrada é: "A luz deve resplandecer, o sal não
pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para
mostrar o grande amor de Deus aos cativos".
Apresente a frase assim:
"_____ _____ _____ _____ , o
_____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____
, _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . "
Pistas:
(estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode
ainda mudar a ordem).
®
Artigo definido feminino.
®
Que tinham os filhos de Israel em suas
habitações (êxodo 10).
®
Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o
verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase...)
®
Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas
vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
®
Hipertensos não podem comer o composto químico
que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
®
Sinônimo de insípido.
®
Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula
do versículo de Naum 3.1
®
Símbolo matemático que relaciona elementos com
conjunto, no modo infinitivo.
®
Que é de Deus, juntamente com sua plenitude
descida nos salmos 50.
®
No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com
hífen contam como uma só).
®
I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20
tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
®
Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago
4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não
pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
®
Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de
Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que
estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade
de Benjamim.
®
As ações que Deus fez em comum nos versículos
Deuteronômio 34.1 e Apocalipse 22.1 no modo infinitivo.
®
Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para
qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
®
Segundo I João 4.16, Deus é ___?
®
Quem é este ser? Infinito, supremo, criador e
conservador do universo... nosso Pai..
MÍMICA
Determine
quantos pontos esta tarefa irá valer.
Cada grupo escolhe um
dramatizador e um versículo, sem deixar que os grupos adversários escutem.
O dramatizador através de mímicas
e gestos (ou o grupo todo, através de cenas mudas) apresenta o versículo
escolhido.
Ganha ponto o grupo que adivinhar
primeiro o versículo que o outro grupo apresentar.
Determine antes o tempo
disponível para cada grupo apresentar seu versículo.
Os dramatizadores devem ser
mudados a cada rodada para que mais catequizandos possam participar.
Outra sugestão é utilizar músicas
e corinhos (refrões) conhecidos do grupo, e colocar seus títulos num papel.
Vocês podem determinar
antecipadamente se o grupo tentará dramatizar uma parte da música, só com
gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a
letra) ou assoviar a música para que os demais adivinhem
PERGUNTAS
Determine as regras previamente.
Pode ou não consultar Bíblias e livros?
· Opção 1: Dê a cada grupo uma folha numerada, com espaço para cada
pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e dê um pequeno tempo para
responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu
nome na folha e passa para outro grupo, que fará a correção. Leia novamente
cada pergunta e dê as respostas para que eles corrijam.
· Opção 2: Peça a cada grupo para eleger um representante. Dê a
cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para
responder. Só serão contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os
representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. Dê
um novo papel com a pergunta seguinte.
· Opção 3: Providencie uma campainha (ou balões de gás para
estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro
tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a
pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos.
· Opção 4: Através de sorteio determine o grupo que começa
primeiro. As perguntas são feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar
ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta.
Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade.
ANTIGO TESTAMENTO
v
No 1º relato da Criação do Mundo, que dia Deus
criou os animais? (quinto - Gênesis 1:
21-23)
v
No 2º relato da Criação do Mundo, não diz que
Adão e Eva não deveriam comer uma maçã. Que fruta não deveriam comer e comeram?
(Do conhecimento do Bem e do Mal -
Gênesis. 2: 16-17)
v
Nome do homem mais velho da Bíblia? (Matusalém - Gênesis 5:27)
v
Quem construiu uma arca? (Noé - Gênesis 7: 13-16)
v
Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo - Gênesis 8: 7-8)
v
Quem libertou o povo hebreu da escravidão no
Egito? (Moisés - Êxodo 3: 10-13)
v
Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por
Deus? (Josué - Josué 1: 1-2)
v
Um homem famoso por sua grande força? (Sansão - Juizes, 15: 14-15)
v
Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido
rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I
Sm. 16:11)
v
pequeno Davi que matou o gigante Golias se
tornou um grande rei. Qual o nome do seu filho, também um rei? (Salomão - I Reis 1:13)
v
Em que livro da Bíblia narra que um ferro saiu
de um rio flutuando? (II Reis 6:6)
v
Qual a mulher na Bíblia que criou asa e não
voou? (Maaca, mãe de ASA, rei de - I
Reis 15:9 e 10)
v
Onde é encontrada na Bíblia a palavra
"bairro"? (II Reis 22)
v
Onde foi escrita a maior parte do Antigo e
também do Novo Testamento? (Palestina)
v
Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros
da Bíblia? (Pentateuco ou Livros de
Moisés)
v
Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias)
v
Livros da Bíblia com nome de mulher (Rute e Ester).
NOVO TESTAMENTO
v
Nomes dos pais de Jesus. (José e Maria - Mateus 1: 18-19)
v
Nome dos 12 apóstolos - dê 1 ponto por nome
correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe,
Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão, Judas Iscariotes - Mateus
10: 2-4)
v
Quem batizou Cristo e onde? (João Batista e o Espiríto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordão -
Mateus 3: 13)
v
Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalém - Mateus 21)
v
Quantos discípulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 16-20)
v
Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44)
v
Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72)
v
Qual a "Cidade de Davi"? (Belém - Lucas 2:4)
v
Nome do Jardim onde Jesus fez sua última oração?
(Getsêmani - Lucas 22: 39-46)
v
Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalém
para saber de João Batista? (Judeus -
João 1.9)
v
Que João Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - João 1.23)
v
Qual o primeiro milagre de Jesus? (João 2: 1-12)
v
Complete a frase de Jesus: "Eu sou o
caminho, a verdade, ...." (.. e a
vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" - João 14: 6)
v
Discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus (Tomé - João 21 24-25)
v
Quem primeiro viu Jesus depois da sua
ressurreição? (Maria Madalena - João
20:18)
v
Qual o discípulo que andou sobre as águas com
Jesus? (Pedro)
v
Qual o livro histórico do Novo Testamento? (Atos)
v
Em que livro fala de um homem que foi arrebatado
ao terceiro céu? (II Coríntios 12:2)
v
Qual o apóstolo escreveu o maior número de
cartas / epístolas? (Paulo - 13 no
total)
v
Livro da Bíblia com o menor número de
versículos. (II João)
v
Qual o último livro da Bíblia? (Apocalipse)
v
Em que parte da Bíblia encontramos histórias de
Jesus e acontecimentos após a sua morte e ressurreição? (Novo Testamento)
VERSÍCULO EMBARALHADO
Escolha um versículo da Bíblia,
quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa. Escreva este
versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes
retos e iguais para que o desenho). Coloque as palavras misturadas num envelope
e dê um a cada grupo para que montem o versículo. Decida se irá permitir aos
grupos consultar a Bíblia. O grupo que acabar primeiro ganhará (10 pontos).
Ex.: "Alegra-te,
mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade e
anda pelos caminhos do teu coração... sabe, porém, que por todas estas coisas
te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9) .
COLHENDO SEMENTES
Introdução: "Se a palavra
de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de
sementes."
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou
expressão. A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo
pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a
respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10
minutos). Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais
versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Dois pedaços de papel e um lápis
são dados a cada um, que deverá escrever uma pergunta bíblica em um dos pedaços
de papel, colocando a resposta correta em outro. As perguntas são colocadas
numa cesta, e as resposta, noutra, sendo redistribuído, depois, a cada participante um papel de cada cesta.
Alguém começa lendo a pergunta recebida, e a pessoa que tem a resposta certa
deverá levantar-se e lê-la dentro de trinta segundos. Se não o fizer, qualquer
que saiba poderá responder, e quem tiver o papel com a resposta pagará uma
prenda. O jogo continua, fazendo a nova pergunta sempre quem tiver a resposta
anterior.
ADIVINHE QUEM É
Você deverá escolher personagens
Bíblicos e tentar fazer com que os participantes, descubram quem ele é, somente
representando suas características ou fatos relacionados a eles, através do uso
de mímica (não vale escrever nada, nem falar). Quem souber, vai acumulando
pontos.
Exemplos: Noé (arca), Jonas
(baleia), Davi(Golias), Daniel(Leões),
Salomão (templo), Elias (carro de fogo), Gideão (porção de lã),
Sansão (cabelos compridos), Josué
(trombetas), José (túnica de várias
cores), Judas...
ABC...
Formam-se dois ou mais grupos. Um
dos Grupos inicia a brincadeira dizendo um verso que comece com a letra A, O
outro da direita, diz logo a seguir, um versículo que comece com a letra B, e
assim por diante. Se algum grupo não puder dizer um verso que inicie com a
letra que lhe cabe, o próximo poderá dizê-lo, ganhando assim o ponto. Quem
marcar menos pontos, paga prenda.
BOMBARDEIO DE PERGUNTAS
Divida o auditório em grupos
contendo o mesmo número de pessoas e distribua-os pelos diferentes cantos da
sala, cada grupo escolhe um representante. Os membros do grupo se reúnem e
escolhem algum objeto ou o nome de um personagem encontrado na Bíblia, que
deverá ser adivinhado pelos outros. Cada representante vai, então, para um
grupo diferente. Quando o representante de outro grupo chega no círculo, todos
os membros do mesmo lhe dirigem perguntas, às quais só podem responder <sim> ou <não>, <não sei>. O grupo que descobrir o objeto ou o
personagem escolhido bate palmas ruidosamente. Podem ser escolhidos novo
representantes e o jogo recomeça.
PERSONAGENS CÉLEBRES
Escrever o nome de personagens
bíblicos com número compatível ao de participantes, sem conhecimento dos
mesmos. Fixar nas costas de cada um. Todos passearão pelo ambiente e através de
mímicas procurarão fazer com que cada participante identifique o personagem que
está afixado em suas costas. Quem suspeitar
de qual seja o seu personagem falará ao catequista, se estiver certo ele
se sentará, caso contrário, voltará a andar e procurar mais dicas.
EVANGELHO EM PEDAÇOS
Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.
Quantidade de Participantes: 10 a 15 pessoas
Material: Papéis com
pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro,
capítulo e versículos.
Tempo Estimado: 30 minutos
Desenvolvimento: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e
procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a
passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho
e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos
selecionados e as mensagens por eles transmitidas.
O CEGO BARTIMEU
O animador lê o seguinte texto Mc
10, 46-52 Em seguida, confecciona seis corações de cartolina. Na seqüência,
escreve uma frase em cada um:
1. Jesus, filho de Davi, tende piedade de mim!
2. Repreenderam e mandaram que ficasse quieto.
3. O cego jogou o manto fora, deu um pulo e foi com Jesus.
4. Coragem, levante-se, porque Jesus está chamando você.
5. O cego começou a ver de novo e seguiu Jesus pelo caminho.
6. Jesus perguntou: O que você quer que eu faça por você?
Orientação: Cortar os
corações formando um quebra-cabeças (3 ou 4 partes).
Formar grupos. Cada grupo monta
um quebra-cabeças (coração).
Ao formar a frase, o grupo deverá
conversar sobre seu significado. Escolher de forma criativa uma forma de
apresentar a frase aos demais.
CAMINHANDO ENTRE OBSTÁCULOS.
Material necessário: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro
objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As
pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a
finalidade de gravar o local em que eles se encontram.
As pessoas deverão colocar as
vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que
lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O professor com auxilio de
uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos
da sala.
O professor insistirá em que o
grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido.
Após um tempo o professor pedirá para que todos tirem as vendas, observando que
não existem mais obstáculos.
Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e obstáculos que
encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com
Cristo tem auxílio para vencer. I Co. 10:12-13.
AUTÓDROMO
O catequista prepara perguntas sobre o tema do
encontro e divide a sala em dois grupos. Desenhará na lousa ou fará em
cartolina o autódromo (como no modelo), o catequista poderá ter para cada equipe
um carrinho miniatura que passará de casa em casa grudado por fita adesiva, ou,
simplesmente marcará um X nas casas
andadas. A pergunta será feita para os dois grupos ao mesmo tempo e cada um,
depois de discutir a resposta entre si, escreverá em um pedaço de papel. A um
sinal, os dois grupos levantam a resposta. O grupo que acertar anda uma casa.
Ganha o grupo que chegar primeiro à última casa.
SAÍDA
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AUTÓDROMO
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CHEGADA
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GRUPO A
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GRUPO B
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JOGO DA VELHA
Elabore uma quantidade grande de
perguntas referentes ao tema do encontro do dia. O jogo poderá ser repetido com novas
perguntas. Risque no quadro-negro a base do jogo: É sorteado quem vai iniciar o
jogo.
Cada grupo terá uma marca (X, 0, número, letra,
etc.)
A resposta certa dará o direito de colocar a sua marca no
lugar de sua escolha.
O grupo que conseguir completar uma horizontal, vertical ou
diagonal, ganha o jogo.
Caso um grupo não saiba a resposta, passa a vez para o
outro.
Variação:
As perguntas são colocadas em
cada um dos quadrados no quadro-negro ou cartolina grande. Tem que ficar visíveis à distância. Podem ser várias cartelas que ficarão
cobertas até o início do jogo. O grupo sorteado irá indicar a pergunta que
deverá ser respondida pelo adversário.
Caso erre ou não saiba respondê-la, vai permitir que o grupo
“perguntador” anote a sua marca acima da
pergunta. Acertando é o grupo “respondedor” que marca. Naturalmente, deve haver uma preocupação para
que o grupo contrário não “feche” o jogo, indicando as perguntas mais
difíceis. De qualquer forma, o grupo que
faz a pergunta deverá saber a resposta.
Errando o outro, ele terá que respondê-la para poder marcar os pontos,
caso contrário, passará a vez.
SEU NOÉ POSSO IR?
Material: Máscaras ou cartões com
nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes da brincadeira distribua os
cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu
cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e
deverá imitar o passo do bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é
escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças
ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças então perguntam:
"Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo:
"5 passos de coelho".
Assim, as crianças com
máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as
crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Combinamos que se o Noé dissesse
"5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual
imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé
haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão
chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a
brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a
história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que
distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que
ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para
atravessar a sala.
CHAMADA
BÍBLICA
A equipe é dividida em times. O
catequista cita uma letra do alfabeto e os
grupos têm 50 segundos para escrever o maior número possível de nomes
próprios que comecem com aquela letra. Isso deve se repetir várias vezes e no
final ganha o time que alistou o maior número de nomes.
CORRENTE DE PERSONAGENS
O grupo deve sentar em círculo.
Uma pessoa dá início a atividade mencionando o nome de um personagem bíblico.
Quem está ao seu lado deve citar o nome de outro personagem que comece com
a última letra do primeiro, mas não pode
repetir um nome que já tenha sido falado
anteriormente. Quem não souber vai saindo da brincadeira, até ficar o que será
o vencedor. Exemplo de uma corrente:
Davi-Isabel-Labão-Obede-Esdras-Samuel-Lameque-Ester...
QUEM SOU EU?
Dividir a equipe em dois grupos. Cada grupo, um de cada vez, escolhe
um personagem e diz ao outro grupo: “Estou pensando em alguém cujo nome começa
com _ _ _”. O grupo adversário fará
perguntas que só poderão ser respondidas com “sim” ou “não”. Será anotado
quantas perguntas foram necessárias até o grupo
descobrir o personagem. Ganha o grupo que descobrir com menor número de perguntas.
QUAL A LIGAÇÃO?
A turma é
dividida em grupos. O catequista fará um desenho na lousa, levará objetos ou figuras e o grupo tentará descobrir a qual história aquele
objeto se relaciona. Exemplo: Leão-Daniel, Túnica-José, Peixe grande-Jonas,
Porco-Filho Pródigo, etc.
PESCARIA
Confeccionar
varas de pescar: cabo de vassoura ou vara, barbante, clipe para ser o anzol e
“peixes” de papel, contendo no verso perguntas relacionadas aos estudos
bíblicos feitos. Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e
encaixe-os numa bandeja de areia. Cada grupo deverá pescar um peixe, mas para
poder ficar com ele precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu
verso. Vence o grupo que conseguir juntar o maior número de peixes.
JOGO DA FLOR
Confeccionar uma
flor com dez pétalas (mais ou menos), essas pétalas deverão ser separadas umas
das outras com um círculo no meio para
ser o miolo. No verso de cada pétala haverá um número de 1 a 10 e esse verso
poderá ser feito de papel camurça para que se prenda ao flanelógrafo. O grupo
será dividido em duas equipes e a cada uma será feita uma pergunta da lição dada, caso a equipe acerte, ela
escolherá uma das pétalas e verificará quantos pontos obteve. No final se somarão os pontos para constatar a equipe
vencedora.
MÃO NO SINO
Formar duas
equipes e dispô-las em filas, sendo que os primeiros participantes de cada
equipe fique de frente um para o outro. No meio dos dois primeiros da fila
colocar uma mesinha com um sino. O catequista fará uma pergunta referente a
algum assunto bíblico já estudado e o que tocar primeiro o sino responderá a
pergunta. Se acertar, ganhará um ponto para a equipe, se errar, perderá um
ponto.. No final se somarão os pontos para verificar a equipe vencedora, esses
pontos poderão ser anotados na lousa pelo catequista.
TOMÉ, ONDE ESTÁ A TUA FÉ?
Todo mundo já
deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o
assassino, o detetive e as vítimas.
Na brincadeira
Tomé onde está a tua fé? teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
Escreva sobre um
papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos
"Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças.
Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se
colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer
das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de
vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:
- Jesus está
presente e vivo no meio de nós!
Tomé não
acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê,
procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé
descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo:
- Mestre, é você
mesmo!
Caso a criança
que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando
Jesus, manifesta-se dizendo:
- Tomé, onde
está a sua fé???
A TROCA DE UM SEGREDO
Material
necessário: pedaços de papel e lápis.
Desenvolvimento: os participantes deverão descrever, na papeleta, uma
dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de expor
oralmente;
A papeleta deve ser
dobrada de forma idêntica, e uma vez recolhida, misturará e distribuirá para
cada participante, que assumirá o problema que está na papeleta como se fosse
ele mesmo o autor, esforçando-se por compreendê-lo.
Cada qual, por sua
vez, lerá em voz alta o problema que estiver na papeleta, usando a 1ª pessoa
“eu” e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução ao problema
apresentado.
Compartilhar: a importância de
levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo.
CÍRCULO FECHADO
Desenvolvimento: O
catequista pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes.
Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os
braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão
fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o catequista
combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo
de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não
deixando ou não conseguindo entrar no
grupo.
Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e
não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos
agido com as pessoas novas na igreja?
RÓTULO
Material
necessário: Etiquetas adesivas e
pincel atômico
Desenvolvimento: divida a sala em vários grupos (com 5 a 6
integrantes), prenda na testa de cada integrante do grupo uma etiqueta com uma
das consignas: sábio, ignorante, líder, bobo, mentiroso, bondoso, etc. Proponha um tema a ser discutido nos grupos,
essa discussão, no entanto, será realizada de acordo com a consigna que cada
pessoa levará na testa.
Compartilhar: Muitas vezes rotulamos as
pessoas e não damos valor ao que ela realmente é. Jesus nos ensinou a olharmos
o interior e não o exterior das pessoas.
GARRAFAS DE GRAÇA
Material
necessário: Uma garrafa de refrigerante vazia.
Desenvolvimento - Todos
sentados em círculo. O catequista coloca
a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando
ela parar estará apontando para alguém e dará uma palavra de encorajamento ou
estímulo à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de
girá-la e falar palavras de encorajamento para
quem ela apontar e assim sucessivamente.
Compartilhar: as boas palavras
edificam (1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv
12:25).
CAMINHANDO ENTRE OBSTÁCULOS
Material
necessário: garrafas, latas,
cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de
obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos
pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a
venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram. As pessoas
deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer
paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O catequista
com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos
os obstáculos da sala. O catequista insistirá em que o grupo tenha bastante
cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o
catequista pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem
mais obstáculos.
Compartilhar: Discutir sobre as
dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não
devemos temer, pois quem está com Cristo
tem auxílio para vencer. I Co. 10:12-13.
DESEJAR AO PRÓXIMO O QUE DESEJA A SI MESMO
Material necessário: lápis e papel
Desenvolvimento: O catequista formará um círculo e distribuirá para os membros do
grupo lápis e papel. Pedirá para cada um para escrever algum tipo de atividade
que gostaria que o colega sentado à esquerda
realizasse. Depois disso pedirá a
cada um que leia o que escreveu e desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu
colega.
Compartilhar: Mostrar na prática que
não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Mateus
7:12.
VIRTUDES E DEFEITOS
Material necessário –
Lápis e papel
Desenvolvimento - O catequista pedirá a cada participante
que forme par com alguém ( havendo número ímpar, uma dupla se transformará em
trio ). Em seguida distribuirá uma folha de papel a cada participante que deverá escrever duas
coisas de que não goste em si mesmo, iniciando com a expressão “Eu sou...”. Ao
concluir, compartilhará com o parceiro. Na mesma folha, deverá escrever 10
coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expressão: “Eu sou...”. Na
maioria das vezes as pessoas sentem dificuldade de reconhecer suas qualidades, por isso o
parceiro pode ajudar essa pessoa sugerindo várias qualidades e virtudes que
acha que o outro possui. Ao concluir compartilhará com o parceiro
Compartilhar – Todos somos dotados de qualidades e defeitos, quando
nos conhecemos bem podemos trabalhar com as nossas limitações e deixar que o
Espírito Santo tenha mais liberdade em nossas vidas. Reconhecer as nossas
qualidades não deve servir para a nossa
soberba, mas sim, para louvor a Deus.
JESUS, O SACRAMENTO DO ENCONTRO
Por sua vida, gestos, e ações,
Jesus apresenta-se como o sacramento vivo de Deus em unidade com todos os
homens e mulheres.
1 - Leitura de um dos texto em
grupo: Mc 8, 22-26; Mc 7, 31-37; Mc 6, 34-39; Jo 8, 1-11; Mc 5, 21-43;
Mt 14, 25-32.
2 - Completar o esquema:
• Tipo de encontro
• Personagens
• Gestos de Jesus
• Palavras de Jesus
• Exigências de Jesus
• Coisas que Jesus usa
• Respostas dos tocados e curados por Jesus.
CONHECENDO
JESUS
CRISTO
|
O QUE JESUS FAZ?
O
que faz Cristo com suas mãos?
A
quem toca?
Com
quem se relaciona?
A
que obras dá mais importância?
Para pesquisar:
Mt
4,23-25 Mt 20,26-28 Mt 6,1-4 Mc 2,15-17
Mt 6,24
Jo 13,1-16 Mt 8,1-4 Jo 10,1-18
Mt 9,18-31
Mt 19, 13-15
|
O QUE JESUS SENTE?
O
que está no coração de Cristo?
Que
sentimentos vive e tem?
A
quem ama?
O
que valoriza e aprecia?
Por
que se alegra?
O
que o entristece?
Para pesquisar:
Mt
6,19-21 Lc 6,27-38 Mt 6,24
Lc 15,1-32 Mt 6,25-34 Jo
19,31-37 Mt 11,28-30 Jo 20,26-29 Mt
22,34-40
|
ONDE JESUS ANDA?
Que caminhos percorrem os pés de Jesus?
Que lugares visita?
Que esforços realiza?
Que metas se propõe?
Para
pesquisar:
Mt
7,13-14 Lc 6,12-16 Mt 8,18-22
Lc
10,29-37 Mt 9,35-38 Lc 24,13-15
Mt 16,24-26 Jo 10,1-15 Mt 18,12-14
|
O QUE JESUS PENSA
Quais as preocupações de Jesus?
Que pensa?
Com que sonha?
A que dá valor?
Por que faz as coisas?
Para
pesquisar:
Mt 5,3-12
Mc 15,16-20 Mt 6,1-34
Lc
12,22-32 Mt 7,7-11 Jo 19,30
Mt 13,44-46 Mt 18,1-4
|
O QUE JESUS
FALA?
Quais são as palavras que mais pronunciou?
De que fala?
Com quem dialoga?
O que ensina e prega?
Que denuncia?
Para
pesquisar:
Mt 4,17 Mt
16,24-26 Mt 4,23 Mc 1,14-20 Mt 5,3-12 Lc 11,1-4
Mt
7,1-5 Lc 11,42-44 Mt 11,25-30 Lc 15,1-32 Lc 10,1-18
|
PAINEL
SIGNIFICATIVO
Material necessário – Papel
pardo ou manilha, revistas, tesouras, colas e canetinhas coloridas.
Desenvolvimento – Essa
dinâmica é para ser usada após um curso, uma palestra ou uma aula. A classe se
disporá em círculo e cada participante receberá uma revista onde procurará uma
figura ou qualquer outra coisa que expresse um encontro que tenha tirado para
sua vida da palestra ou aula dada. Cada
um terá a oportunidade de falar sobre o seu recorte que colará no papel pardo
ou manilha escrevendo uma palavra significativa ao lado.
Compartilhar – Repensar em grupo sobre a mensagem ouvida e
compartilhar os ensinamentos é de grande utilidade para o crescimento cristão.
FÁBRICA DE PERGUNTAS
Objetivo:
dinamização da leitura bíblica.
Destinatários: catequizandos de todas as idades.
Desenvolvimento:
Destinatários: catequizandos de todas as idades.
Desenvolvimento:
1.
Selecionar, com a ajuda dos participantes, um texto
bíblico considerado de difícil compreensão.
2.
Formar equipe de três ou quatro pessoas. Cada equipe
deverá ler o texto e formular pelo menos cinco questões a respeito dele,
começadas com:
n quem...?
n como...?
n por
quê...?
n quando...?
n
onde...?
3.
À equipe que conseguir formular o maior número de
questões originais (isto é, que não forem repetidas por outros grupos), será
prometido um prêmio surpresa.
4.
Cada equipe entrega sua lista de questões.
5.
O animador vai anotando as questões no quadro e, por
fim, faz a apuração.
6.
A equipe vencedora receberá, então, o "prêmio
surpresa": terá o privilégio de responder objetivamente a todas as
questões dos demais grupos!
7.
As questões que a equipe vencedora não conseguir
responder poderão ser respondidas por qualquer participante.
8.
Por fim, todos recebem um prêmio pela participação (uma
bala ou fruta, por exemplo).
Avaliação
n
A dinâmica ajudou o grupo a compreender melhor o
texto bíblico? Por quê?
n
Como utilizar a "pedagogia das
perguntas" na leitura bíblica pessoal e diária?
TRABALHAR O TEXTO:
Escolher um texto bíblico.
- Leitura do texto em grupo;
- Alguém conta com suas próprias palavras o texto;
- Dar um título ao texto;
- Destacar as atitudes mais importantes do personagem;
- Um participante assume o papel do personagem e o grupo faz
uma entrevista, a partir do texto;
- Todos os personagens são apresentados por ordem e cada
grupo cria e escreve uma frase para caracterizá-lo.
Usar um pequeno texto
que fala o que é a Bíblia.
- Cada participante dirá ou escreverá: - O que conheço da
Bíblia?
- Em grupo, juntam as idéias de cada um, escrevem um pequeno
texto e lêem ao grande grupo.
- Todos recebem um texto elaborado, como o abaixo, e, após a
leitura, fazem um complemento ao que foi feito em grupo.
A Bíblia é livro inspirado por Deus. É fruto da inspiração de Deus e do
esforço humano. Nasceu da vontade do povo de ser fiel ao Deus Javé, Deus único
e libertador (Dt 6, 20-25).
Ela é uma espécie de biblioteca, contém 73 livros diferentes.
Dividida em Antiga Aliança e Nova Aliança, a Bíblia é uma história de
libertação que inspira até hoje a luta do povo para se livrar das estruturas de
morte.
A Bíblia e a Vida caminham juntas. Ela ajuda a iluminar os fatos, os
acontecimentos e nos faz entender melhor os sinais de Deus em nossa vida, que
nos cria e nos liberta continuamente.
A Bíblia, podemos dizer, surgiu da terra e da vida do
povo. Primeiro foi vivida, depois foi contada, de geração em geração. Só mais tarde
foi escrita, num longo mutirão que durou muito tempo e com a contribuição de
muita gente.
Apresentar o texto
elaborado com as dinâmicas abaixo.
a) Leitura do texto.
b) Desenhar o texto em forma de quadrinhos (1.º grupo).
c) Ilustrar o texto com gravuras (2.º grupo).
d) Criar uma oração sobre a Bíblia, inspirando-se no texto
(3.º grupo).
e) Entrevistar a Bíblia como se fosse uma personagem (4.º
grupo).
f) Criar um canto utilizando as palavras principais do texto
(5.º grupo).
g) Escrever uma mensagem inspirada no texto em cartões e
distribuí-los a cada participante (6.º grupo).
h) Preparar um grupo para falar num programa de rádio, sobre
o tema Bíblia (7.º grupo).
DINÂMICA DA PARÁBOLA – Mt 18, 23-35
Divisão da turma em grupos com as
seguintes tarefas:
GRUPO 1 – Leitura do texto. Um dos participantes do grupo conta
depois, em plenário, a parábola. A catequista observa a fidelidade à mensagem.
Caso esta atividade seja dada num curso de formação de catequistas, deve-se
observar também a maneira de narrar e a comunicação da(o) catequista com os
catequizandos.
GRUPO 2 – Encenação da parábola.
GRUPO 3 - Leitura do texto.
Analisar as atitudes das diversas personagens. Qual a mensagem?
GRUPO 4 - Leitura do texto.
Procurar algum fato semelhante, hoje, e encená-lo.
GRUPO 5 - Ilustração da
mensagem com gravuras.
GRUPO 6 – Desenhar uma história em quadrinhos com legendas.
GRUPO 7 - Composição de uma oração, ligada à mensagem da parábola,
para ser rezada com a turma toda. Pode ainda ser escolhido um canto com a
mensagem da parábola. Esta pequena celebração encerra o trabalho todo.
VIVER A PALAVRA DE DEUS
Duração: 10min.
Material: uma tigela ou copo com água, um giz, uma pedra e uma
esponja.
Esta dinâmica trata-se dos
participantes perceberem a importância de viver e transmitir a palavra de Deus
aos outros.
Desenvolvimento: Coloque a tigela de água em local visível e vá
mergulhando um a um os objetos e promovendo debate, sobre a reação de cada peça
à água e comparando com a forma das pessoas vivenciarem a Palavra de Deus.
Também pode tomar algum texto Biblíco que fale sobre evangelização, entrega e
mudança de vida; não vou citar nenhum porque a dinâmica vem ao encontro da
realidade que o dirigente e de cada grupo.
1. água: fonte que restaura e purificação e que gera vida.
Simboliza aqui a Palavra e o agir
de Deus na sua vida.
2. giz: feito de cal e que absorve para si toda água.
Simboliza pessoas que recebem a
Palavra de Deus mas ficam só prá si, deixando de anunciar e testemunhá-la;
3. pedra: material rústico que não deixa que nada penetre dentro de si.
Pessoas que se fecham e não
deixam que a Palavra de Deus as transforme e molde suas vidas como vaso nas
mãos do oleiro;
4. esponja: depois de molhada absolve uma certa quantidade de água,
assim que apertá-a ela transmite o que tem de mais precioso dentro de si que é
a água que purifica e restaura.
É a pessoa que absorve, escuta a
Palavra de Deus, e deixa que transforme e modifique sua vida; tornando também
testemunha fiel do Reino de Deus.
LUZ DO MUNDO
Duração: 20 min
Material: uma vela para cada participante, ambiente escuro (ideal
se for feito a noite ou em sala que possa ter as janelas fechadas), fósforo ou
isqueiro, pedaços de papel, lápis ou caneta., durex ou barbante
Sentados em circulo, sugerir que
fechem os olhos e façam uma oração silenciosa, por alguns minutos; enquanto
isso apague as luzes do ambiente.
Comentar sobre a escuridão do
ambiente, se é confortável ficar assim sentado no escuro, o que eles fazem
quando acaba a luz.
O coordenador acende uma vela e
lê o texto de Mateus 5. 14-16
Perguntas: O que quer dizer este
texto? Adianta eu acender esta vela e colocá-la atrás de mim? (coloque a vela
acesa atrás de você) Melhora se eu colocar a vela a minha frente e mais para o
alto? (mostre a vela) E se cada um de nós tivesse uma vela, ficaria mais claro?
O coordenador levanta e dá a cada
participante uma vela, mas não acende. Ficou mais claro? Não, por que? O que
falta?
Cristo disse que ele era a luz do
mundo, de que luz ele está falando? Ele quer iluminar os cantos escuros do
mundo, como? Através de sua Palavra, de seu amor, de sua morte na cruz.
O coordenador sugere que cada um
acenda a vela do seu vizinho dizendo algo sobre Cristo e ele começa colocando a
chama de sua vela na do vizinho do lado (atenção com os cabelos e com pingar
cera derretida sobre as pernas), dizendo algo como: “Cristo te ama”, cada
participante deve fazer o mesmo, com o vizinho ao lado, falando uma frase
diferente.
Agora ficou mais claro o nosso
ambiente, claro com a luz de Cristo. E o que Cristo diz desta luz, ela deve
ficar escondida? O que nós devemos fazer com esta luz?
Deixar um momento de reflexão e
oração; acender as luzes da sala e apagar as velas. Pedir que falem sobre o que
pensaram e sugerir uma atividade para levar a luz de Cristo para outros:
Escrever num pedaço de papel o
versiculo ou a frase que lhe foi dita ao acender a vela. Atar o papel à vela,
com durex ou barbante (de forma que possa ler o escrito); presentear esta vela
aos pais ou a um amigo.
LUZ VERSUS MEDO
Material: uma vela para cada participante, fósforo ou isqueiro e 2
bexigas (bola inflável). Encha as duas bexigas e deixe escondidas; você vai
precisar de um ajudante para estourá-las no momento combinado, sem que os
outros saibam. A sala precisa estar completamente escura. Conduza os
participantes a fazerem silêncio e diminuirem a agitação. Quando a sala estiver
quieta, o ajudante estoura a bexiga. Acenda uma vela, mostre a causa do barulho
e pergunte quem se assustou e porque. Direcione a conversa para o valor da luz,
pois quando estamos nas trevas até mesmo uma coisa simples como uma bexiga
estourando nos assusta. Compare com Jesus ser a luz da nossa vida. Chame a
atenção dos participantes para a iluminação; quem está em destaque, quem está
no escuro, se todos podem ver uns aos outros bem. Converse se no mundo é assim;
como as pessoas vêem a presença de cada um dos participantes; como o falar
sobre Jesus e a salvação é como ter uma vela acessa. Comece a falar sobre a
importância de haver mais luzes acesas (Jesus). Dê a cada um uma vela e a
acenda com a sua; fale de como espalhar o Evangelho. Assim que a sala estiver
toda iluminada, estoure a outra bexiga. Converse sobre a diferença no susto -
maior ou menor que enquanto estava escuro, e o quanto a luz de Jesus nos afasta
e nos ajuda a lidar com medo e sustos da vida. Encerre com uma música
relacionada ao tema.
UNIÃO FAZ A FORÇA - ECLESIASTES 4. 9-12.
Material: fios finos de barbante ou de lã (pedaços de mais ou menos
30cm) ou palitos de churrasquinho.
Distribuir
entre os participantes os fios de barbante, pedir que cada um analise a
aparência, utilidade e propósito daquele pedaço de barbante, (cerca de 2
minutos, para não ficar cansativo).
Pedir que eles arrebentem e
observem como foi fácil.
Depois, pedir que cada um ofereça
o maior pedaço que lhe sobrou para formar um feixe de barbantes e pedir a
alguns voluntários que tentem arrebentar este feixe.
Observem como fica mais difícil
se a medida que o feixe fica grosso. Para concluir leia o texto bíblico e
discutam sobre a relação com a dinâmica e o grupo.
O 13º DISCÍPULO
Material: Cartolina, espelhos (ou papel alumínio ou folha
metalizada que reflita imagem), cola.
Faça um cartão para cada criança,
dobrando um pedaço de cartolina e colando dentro o espelho. Do lado de fora
escreva: Quem é o 13o discípulo?
Mostre os cartões, sem abrir.
Diga às crianças que terão a semana toda para tentar responder à pergunta e que
no próximo encontro receberão o cartão com a resposta.
Prepare e distribua uma lista de tarefas
a fazer que poderão ajudá-las a encontrar a resposta:
- procurar na Bíblia;
- memorizar o nome dos 12
discípulos de Jesus;
- conversar e entrevistar
adultos, pastores, etc..
No encontro seguinte ouvir os
relatos e entregar os cartões. Depois que as crianças o abrirem conversar sobre
as reações ao ver sua imagem refletida, como e porque cada um é o 13o
discípulo, etc..
Escrever o texto de João 15.14
nos cartões.
As crianças podem então preparar
um outro cartão para presentear ou preparar convites ou mensagens para
distribuir a amigos.
BENDITAS SEJAM ESTAS MÃOS
1. Iniciar com canto de louvor.
2. Leitura Bíblica: Marcos 8. 22-25
3. Reflexão:
"Se os olhos são o espelho
do corpo, as mãos são o espelho da alma" (Zélia Duncan)
Jesus usou o toque das mãos para
curar. Portanto, não precisamos ter receio em bendizer, abençoar e tocar as
pessoas concretamente (ao invés de uma "imposição aérea" das mãos),
proclamando as poderosas palavras da graça de Deus.
4. Bênção:
Convide as pessoas para que
formem 2 círculos, um interno e outro externo (uma pessoa de frente para a
outra, de mãos dadas). A pessoa que coordena lê a primeira frase e as outras
repetem. Depois, as pessoas do círculo externo andam um passo a direita (para
ficarem de frente para outra pessoa e formar um novo par, de mãos dadas). A
pessoa que coordena lê então a segunda frase, as demais repetem e trocam de
lugar; assim sucessivamente até a 12a frase.
Bênção das mãos (Diann Neue)
Convite: Olhemos nossas mãos, descubramos o seu poder e sua ternura,
e bendigamos as nossas mãos.
Benditos sejam os trabalhos de
nossas mãos
Benditas sejam estas mãos que
tocaram a vida
Benditas sejam estas mãos que
criaram coisas belas
Benditas sejam estas mãos que
contiveram a dor
Benditas sejam estas mãos que abraçaram
com paixão
Benditas sejam estas mãos que
plantaram novas sementes
Benditas sejam estas mãos que cerraram seus
punhos com indignação
Benditas sejam estas mãos que
levantaram colheitas
Benditas sejam estas mãos que se
endureceram com o tempo
Benditas sejam estas mãos que se
enrugaram e se feriram trabalhando pela justiça
Benditas sejam estas mãos que se
deram e foram recebidas
Benditas sejam estas mãos que
sustentaram as promessas do futuro
Benditos sejam os trabalhos de
nossas mãos
5. Encerrar com um Canto
ABRA O OLHO MEU IRMÃO.
Material: Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou
porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete.
Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem
receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para
ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste.
Assim
que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer
nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga
continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações
sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e
encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto
da sociedade atual.
A reação dos participantes pode
ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como:
indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o
indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc.
Alguns questionamentos podem
ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois
dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem
torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que
enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as
regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos
contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?
Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas
24, 13-34.
NOME E SIGNIFICADO
Consiga com antecedência um livro
de Nomes e seus significados (em algumas bancas de jornal são vendidos livros
de "3000 nomes para o seu bebê" por exemplo).
Pesquise os nomes de todas as
crianças do seu grupo, e os significados.
Prepare fichas, na forma de
quebra cabeça - uma parte é o nome, a outra é o significado.
Distribua duas partes para cada
criança: pode ser o nome dela mesma, ou outro nome, e sempre com o significado
desencontrado.
Diga às crianças que andem pelo
salão, procurando encontrar pares corretos de nome e significado, montando cada
quebra-cabeça numa mesa ou no chão, a medida que encontram os pares; até que
todos os nomes tenham sido montados.
Cada criança deve então pegar o
seu próprio nome com o significado correto e depois, um a um, lêem em voz alta
o seu nome e o significado para os demais.
Você pode então promover uma conversa com elas:
Quem se surpreendeu com o
significado do seu nome? porque?
Quem passou a gostar mais do seu
nome depois de saber o que significa?
Por que nosso nome é importante
para nós?
Será que Deus sabe o nosso nome?
O que quer dizer o texto de
Isaías "Chamei-te pelo teu nome, tu és meu!" e o que isso tem de
importante na nossa vida?
Quais eram os nomes de Jesus
(Emmanuel, Cristo, Nazareno, etc..) - pesquisar na Bíblia os seus significados,
etc..
AMAR AO PRÓXIMO.
Duração:
30 min.
Material: papel, lapis.
Divida a turma em grupos ou times
opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso,
em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo
executar.
Deixe cerca de 15 minutos, para
que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos
terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo
mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que
formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se você soubesse que o seu
próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo
a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do
mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Como nos comportamos no nosso dia
a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos
ajudá-los?
Encerre com uma oração.
Se houver tempo, cumpram as
tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.
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